Oradores

Os Patrimónios da Terra e do Homem:

linhas de valorização e desenvolvimento sustentável na Beira Baixa

 

 

 

 

Antero de Carvalho

Carlos Banha

 

Direcção Regional da Cultura do Centro  ccarvalho@drcc.pt

 


 

 

Armindo Jacinto

Representante da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
geral@cm-idanhanova.pt ou presidente@cm-idanhanova.pt
Presidente do Geopark Naturtejo

 

 

 

Coronel Luis Albuquerque

 

Exército Português  albuquerque.lpcs@mail.exercito.pt

 

 

 

 

Tenete-Coronel Fernando Luz da Costa

 

 

 

João Pinto Coelho

 

 

Álvaro Covões

Exército Português  costa.fjl@mail.exercito.pt

 

 

 

 

  

 L-tour.ipt joao.pinto.coelho@ipt.pt

Instituto Politécnico de Tomar - CESPOGA

 

 

  

Presidente da Associação do Turismo Militar Português

 

 

Ana Umbelino

 

Ana Brígida Anacleto Meireles Clímaco Umbelino filipa.silva@cm-tvedras.pt

Vice-Presidente da Associação para o Desenvolovimento Turístico e Cultural das Linhas de Torres e Vereadora do Município de Torres Vedras.

Vereadora Desenvolvimento Social, Cultura, Património Cultural e Turismo do Município de Torres Vedras e vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres // (assessora - filipa.silva@cm-tvedras.pt) 

Licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e concluiu o Mestrado em Ciências da Educação (área de especialização Formação de Adultos), na mesma Faculdade.

Participou, na qualidade de oradora, em congressos internacionais na área da Intervenção com famílias e da Terapia Familiar e publicou artigos em revistas internacionais como o Journal of Familiy Psychoterapy. Foi docente no Instituto Superior de Línguas Aplicadas (ISLA) – Pólo de Leiria.

Integra os quadros da Agência de Desenvolvimento Regional do Oeste, onde se dedicou a projectos no domínio da Educação e Formação de Adultos. 

Colaborou, na qualidade de formadora, com a Agência Nacional para a Educação e Formação de Adultos, a Direcção Geral de Formação Vocacional, o Centro Nacional de Formação de Formadores e a Agência Nacional para a Qualificação. 

Desempenhou funções de adjunta do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, actualmente Secretário de Estado das Autarquias Locais. É presentemente vereadora das áreas do Desenvolvimento Social, Cultura, Património Cultural, Turismo e Desenvolvimento Social, do município de Torres Vedras.

É vice-presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres e vice-presidente da Rede de Judiarias de Portugal.

Como trabalho cívico destaca-se o exercício de funções de docente na Universidade para a Terceira Idade de Torres Vedras.

Frequenta actualmente o curso de História da Arte em Portugal, ministrado pela Sociedade Nacional de Belas-Artes. 

 

 

 

Rui Simão

  Director das Aldeias de Xisto ruisimao@aldeiasdoxisto.pt

 

 

 

Inês Martins

 Representante da Câmara Municipal de Oleiros

 

 

 

Pedro Salvado

  

Director do Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro, Fundão, telefone - 275 774 581
Correio electrónico: diretormuseu@cm-fundao.pt  

Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares de Proença Jr.  pedro-salvado@hotmail.com

 

 

 

Mário Monteiro

Associação de Estudos do Alto Tejo mjmm22@gmail.com

Licenciado em História, Variante de Arqueologia, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2003. Sócio e colaborador da AEAT - Associação de Estudos do Alto Tejo. Arqueólogo da EMERITA – Empresa Portuguesa de Arqueologia. Desenvolvimento da actividade no âmbito da arqueologia empresarial, com direcção e participação em Estudos de Impacte Ambiental, Prospecções, Escavações e Acompanhamentos, trabalhos exercidos por todo o país e em todos os períodos cronológicos. Autor e co-autor de diversas publicações. Projecto em desenvolvimento na área de investigação: Linha Defensiva das Talhadas-Moradal (século XVIII). Outros Projectos: Campo Arqueológico de Proença-a-Nova; Depósito Votivo da Moita da Ladra (Bronze Final); Ocupação humana no Núcleo Antigo de Carnide, Lisboa (Pré-História a Contemporâneo)

  

 

 

João Manso

 

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova joaomanso@cm-proencanova.pt 

Director do Centro Ciência Viva da Floresta, Portugal

 

João Crisóstomo Pereira Cavalheiro Manso
Nascido em Castelo Branco a 7 de março de 1967, foi vereador desde outubro de 2005 e a tempo inteiro desde abril do ano seguinte, passando a vice-presidente em março de 2016. Licenciado em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, foi professor na Escola C+S de Proença-a-Nova (atual Escola Pedro da Fonseca) e presidente do Conselho Executivo do mesmo estabelecimento de ensino entre 1995 e 2006. Possui o curso de Gestão e Administração Escolar e um curso de formação profissional de animador cultural. Destacam-se como atividades complementares o facto de ter pertencido à direção do Núcleo da Juventude e de ter dinamizado projetos de comunicação social local, como diretor adjunto do jornal “Cruzeiro da Juventude” e responsável pelo jornal escolar “A Palmatória”.

 

 

 

 

 

 

João Caninas

Associação de Estudos do Alto Tejo   altmailto:altotejo@gmail.com

João Carlos Pires Caninas (n. Lisboa, 6 de Setembro de 1959).

Mestre em Arqueologia (2012, Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Licenciado em Engenharia Electrotécnica (1995, Instituto Superior Técnico). Membro da Associação de Estudos do Alto Tejo, da Associação dos Arqueólogos Portugueses (1982) e da Associação Profissional de Arqueólogos (desde 1995). Participação e direcção de projectos de investigação arqueológica no distrito de Castelo Branco (Altejo - Pré-História Recente na Margem Direita do Alto Tejo Português, 1998-2003; Mesopotamos - Povoamento do 5º ao 1º milénio a.C. entre o Tejo e o Zêzere na actual Beira Baixa, 2015-2019). Consultor em património cultural, desde 1996, colaborando com diversas empresas na elaboração de instrumentos da política de ambiente (estudos de impacte ambiental, planos de bacia hidrográfica, planos de ordenamento da orla costeira, avaliação ambiental estratégica) e no acompanhamento arqueológico de obras, através de EMERITA Empresa Portuguesa de Arqueologia. Co-autoria de publicações desde 1978. 

 

 

 

Francisco Henriques

 Associação de Estudos do Alto Tejo fjrhenriq@gmail.com 

Francisco José Ribeiro Henriques (n. Vila Velha de Ródão, 1 de Outubro de 1956).

Licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Arqueólogo, membro e fundador da Associação de Estudos do Alto (AEAT), da Associação dos Arqueólogos Portugueses, da Associação Profissional de Arqueólogos e de outras organizações ligadas ao estudo e preservação do património arqueológico. Colaborador, desde o início dos anos 70, em vários projectos de arqueologia e etnologia desenvolvidos na área do alto Tejo português. Autor de diversas publicações, desde 1973, em revistas nacionais e estrangeiras com temáticas das áreas de arqueologia, antropologia e etnografia. Tem participado na elaboração de estudos de impacte ambiental. 

 

 

 

José Manuel Pires

Chefe da Divisão de Obras, Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão doua@cm-vvrodao.pt 

José Manuel Lopes Pires (n. Pavia, 11 de Outubro de 1964).

Licenciado em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, membro da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas. É técnico da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão desde 1997, desempenhando desde 2001 as funções de Chefe da Divisão de Obras, Urbanismo e Ambiente. Tem desenvolvido trabalho no âmbito da actividade municipal, como arquitecto paisagista, quer ao nível da conceção de projectos e acompanhamento de obras, quer ao nível do ordenamento do território e gestão urbanística, e como dirigente municipal, na coordenação dos serviços que dependem da estrutura da divisão que chefia, incluindo licenciamentos urbanísticos e empreitadas. Desenvolve trabalho técnico no âmbito da sua formação profissional, de forma individual ou em colaboração com gabinetes projetistas com que se tem relacionado. 

 

 

 

Jorge Gouveia

Associação de Estudos do Alto Tejo  mailto:gouveiajm@gmail.com

Jorge Alberto Martins Gouveia (n. Covilhã, 3 de Outubro de 1964).

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor, membro e dirigente da Associação de Estudos do Alto (AEAT). Colaborador, desde os anos 90, em vários projetos de arqueologia e etnologia desenvolvidos por esta Associação. Foi co-autor de alguns estudos editados nas revistas Preservação e Açafa. Coordenou, no ano de 2005, a proposta de classificação das Portas de Ródão como Monumento Natural. Liderou o projeto de constituição e implementação de Rede de Percursos de Ródão. Tem desenvolvido programas de educação ambiental dirigidos ao público escolar. 

 

 

 

Isabel Gaspar

 

Técnica da Câmara Municipal de Proença-a-Nova isabelgaspar@cm-proencanova.pt

 

 

  

 

Carlos Neto de Carvalho

Geopark Naturtejo da Meseta Meridional – Geoparque Mundial da UNESCO, Serviço de Geologia do Município de Idanha-a-Nova. Centro Cultural Raiano, Av. Joaquim Morão Lopes Dias, 6060-101 Idanha-a-Nova carlos.praedichnia@gmail.com 

Carlos Neto de Carvalho é geólogo, coordenador científico do Geopark Naturtejo e investigador com mais de 240 trabalhos publicados em livros, revistas científicas e congressos, nacionais e estrangeiros, nas áreas da Paleontologia, Património Geológico, Geoconservação e (Geo)turismo. Faz parte da Comissão de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques e, desde 2013, é avaliador de projectos e geoparques a convite da UNESCO.