Apresentação


 

 Caros amigos

O Curso de Engenharia Civil do Instituto Politécnico de Tomar iniciou a sua atividade no ano letivo 1986/87. Tinha como objetivo responder à necessidade de qualificação de técnicos, ao nível do bacharelato, no setor da Construção Civil.

Ao longo da sua existência o Curso tem sido sujeito a várias reestruturações para adaptação à evolução do mercado e das tecnologias.

Com a adequação ao Processo de Bolonha, o Curso passou a denominar-se Licenciatura em Engenharia Civil. Mantém um perfil de banda larga vocacionado para projeto e construção com maior ênfase no domínio de obra e no estudo de materiais de construção. http://portal2.ipt.pt/pt/cursos/Licenciaturas/L_-_EC/

A sólida formação teórica e prática nas diferentes áreas científicas, nomeadamente Construção, Estruturas, Hidráulica, Geotecnia e Fundações e Planeamento tem permitido aos alunos o desenvolvimento das suas capacidades e competências, proporcionando versatilidade e adaptação às condições do mercado de trabalho.

A análise de relatórios de diversas entidades permitiu, em 2009, constatar que havia necessidade de reparação para cerca de 41% do total do parque edificado, considerando-se 7,2% dessa parcela como muito degradado e 12,6% com necessidade de grandes intervenções. Apresentava-se uma estimativa de 74 mil milhões de euros para o mercado de reabilitação na vertente habitacional. A este valor acrescia um fluxo anual de cerca de 535 milhões de euros em intervenções de manutenção. O Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação já referia o “dever de conservação”. É neste contexto que mais uma vez, o Instituto Politécnico de Tomar se apressa a dar resposta às necessidades do mercado e propõe o Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Reabilitação Urbana, registado em 2009. Esta oferta formativa visa preparar profissionais com formação especializada no domínio da manutenção, conservação e reabilitação do património edificado e das infraestruturas urbanas e que possam, com a sua atividade, promover uma melhoria da qualidade de vida e da competitividade dos núcleos urbanos. Oferece formação avançada no domínio do diagnóstico de patologias e das técnicas de avaliação e de intervenção no património edificado e das infraestruturas urbanas. Interliga diferentes especialidades no âmbito das engenharias, recupera e potencia os benefícios desta interdisciplinaridade, traduzindo-se, de forma evidente, numa capacidade de resposta mais eficaz às solicitações requeridas pela Reabilitação Urbana. http://portal2.ipt.pt/pt/Cursos/Mestrados/#mestrados e candidaturas http://netpa.ipt.pt/csst/page?stage=csshome

Em 2009 foi também proposto o registo do Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Condução de Obra, regulamentado pelo Despacho conjunto nº 259/2002 de 9 de Abril. Justificou-se este nível de formação pelo desaparecimento dos cursos de formação de quadros médios da construção civil, criando dificuldades no elo de ligação entre os quadros operários e superiores. Esta situação sobrecarregava, desnecessariamente, os quadros superiores, subaproveitando a sua formação. Trata-se de uma formação pós-secundária não superior que visa conferir qualificação do nível 5, de acordo com a Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho. Este tipo de qualificação profissional é obtido através da conjugação de uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária. A conclusão de um CET com aprovação em todas as unidades de formação permite a atribuição de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET).

O Decreto Lei n.º 43/2014, de 18 de março cria e regula os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP). Os CET´s, no Ensino Superior, são substituídos por esta nova oferta formativa. São cursos com a duração de dois anos, que têm como objetivo formar técnicos superiores profissionais numa área de atividade específica. Os cursos técnicos superiores profissionais conferem um diploma de técnico superior profissional. Este diploma habilita para o desenvolvimento de uma atividade profissional qualificada. O Instituto Politécnico de Tomar submeteu à Direção Geral do Ensino Superior dois Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) que foram aprovados e têm candidaturas abertas para o ano letivo 2016/2017. CTeSP em “Construção e Reabilitação” http://portal2.ipt.pt/pt/cursos/TeSPs/TeSP_CR/

e CTeSP em “Técnologias Tradicionais de Construção e Reabilitação”

http://portal2.ipt.pt/pt/candidaturas/tesp/tecnicas_tradicionais_de_construcao_e_reabilitacao/

Os cursos TeSP estão vocacionados para a formação de técnicos especialistas qualificados, capazes de intervir de forma autónoma no dimensionamento e planeamento de soluções de construção e reabilitação e na programação, coordenação e execução de intervenções, otimizando os recursos e os custos associados.

Em 2015 o Instituto Politécnico de Tomar procedeu ao registo de uma nova licenciatura, Licenciatura em Construção e Reabilitação que oferece vagas para o ano letivo 2016/2017. O plano de estudos corresponde a um perfil de banda larga profissionalizante visando a formação e capacidade de aplicação de conhecimentos dos estudantes na resolução de problemas reais do setor da construção, incluindo a componente de reabilitação do edificado. Pretende-se que os licenciados fiquem habilitados a exercer a sua atividade na vertente da manutenção e reabilitação dos edifícios e na coadjuvação de diversas atividades de construção civil, designadamente na participação em equipas multidisciplinares, nas áreas da promoção, projeto, direção e fiscalização de obras, no setor público ou privado, na formação e na investigação aplicada.

Os estudantes poderão prosseguir os seus estudos no IPT no segundo ciclo, Mestrado em Reabilitação Urbana.

http://portal2.ipt.pt/pt/cursos/Licenciaturas/L_-_CRea/

Nas especialidades de engenharia civil do IPT, a ligação à Comunidade processa-se através do Serviço de Apoio ao Exterior nas vertentes estudos, consultoria e ensaios. Os ensaios realizam-se num laboratório especialmente destinado ao Serviço de Apoio ao Exterior com acesso controlado, equipamento adequado, devidamente calibrado e com pessoal qualificado. Este laboratório tem implementado um sistema de gestão da qualidade.

A construção da nossa história ao longo de 30 anos só foi possível com a colaboração de um conjunto muito vasto de intervenientes: Direção do IPT, Direção da ESTT, Direção do Departamento e dos Cursos, professores, estudantes, pessoal administrativo e auxiliar dos diferentes serviços, entidades externas (associações profissionais, empresas e instituições) profissionais da especialidade e população da região. A todos queremos expressar a nossa gratidão continuando a prestar serviços que permitam cumprir a nossa Missão mantendo como Valores o profissionalismo e o rigor.

Este Encontro que celebra os 30 anos da nossa existência pretende ser um encontro de amigos que um dia passaram pelo IPT ou que direta ou indiretamente se relacionaram com o Curso de Engenharia Civil do IPT.

Aguardamos pela vossa presença para que pessoalmente possamos expressar o nosso agradecimento.

 

 

A Organização do Encontro